quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Orientações para confecção de relatório

IFRJ – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Campus Paracambi
Prof. Fábio Fonseca
Língua Poruguesa


Orientações para relatório

“O que faz a memória é a palavra...” (Martinho da Vila, compositor e intérprete brasileiro)

“Não há uma língua portuguesa, há línguas em português” (José Saramago, escritor português)

“No fundo não se está a viajar do ponto de vista geográfico... mas está-se a viajar por pessoas” (Mia Couto, escritor moçambicano)

Comente os três fragementos acima, extraídos do documentário “Língua: vidas em português”, do diretor Victor Lopes, levando em consideração os seguintes aspectos:

• Efeitos da globalização sobre as diferentes culturas;
• Aspectos que resultam em uma ligação entre os diversos povos falantes de português;
• Diferentes maneiras de falar português como fator de interferência nas diferentes maneiras de ser, sobretudo, portugueses e brasileiros.

O relatório deverá ser enviado para este e-mail (fabiocarlos@hotmail.com), em formato Word (.doc, .rtf etc). Não se esqueçam do cabeçalho, pois facilitará a identificação dos alunos. No título do e-mail colocar “trabalho mais o nome e sobrenome do aluno” (p.e. trabalho fábio fonseca). O relatório é individual e intransferível, de maneira que não serão aceitos textos claramente plagiados. Os alunos que lerem este e-mail se encaregam de divulgar aos colegas que não acessam o e-amil com frequência. Uma cópia desta proposta de trabalho está disponível em www.ifrjparacambi.blogspot.com